segunda-feira, 1 de outubro de 2012

UEPG - servidores qualificados

Esta semana acompanhei estudantes da UEPG em evento na USP. A viagem foi maravilhosa. O motorista (Roberto), concursado em 2012, primeiramente é uma pessoa extrovertida e gentil. Nos tratou com inigualável camaradagem. Os alunos desceram da van com sorrisos.
No caminho fomos conversando. Roberto é casado, pai de dois filhos e é estudante de Direito. Migrou de Campinas para o Paraná onde encontrou múltiplas pedras no caminho. Está feliz com o trabalho na UEPG. Trancou o curso de Licenciatura em Matemática, área de estudos em que mais se realiza e dando vóz ao coração, gosta de ser nela, autodidata.
Roberto me surpreendeu pelas claras convicções a respeito da sociedade brasileira. Tem posição política declarada, firme e dela discorre com argumentos profundos. Conversamos sobre privatizaçõe, neoliberalismo, socialismo, esquerda, moralidade pública e ciência política. É um intelectual corajoso, não me perguntou se podia ou não opinar sobre o processo político paranaense. É republicano convicto e causa-lhe espanto quem defenda a monarquia. Para ele o problema das drogas é questão de oportunidade de trabalho que o modo de produção vigente no país não dá conta. Num dos bancos do veículo um Vade-mecum do Direito estava para ser lido antes de dormir no Hotel. Navega com tranquilidade em questões de Direito Administrativo, Penal e Constitucional. Para Roberto quem faz Direito, como quem faz Medicina, não tem motivos para pedantismo, se não para melhorar sua personalidade com o tempero do respeito a dignidade alheia.
A UEPG deveria ter um quadro espelhando a formação de seus quadros, principalmente, aqueles que não estando no corpo de docentes, são pensadores de inestimável valor.
Se voce é servidor, possui curso universitário, posgraduação, recentemente, fez primeiro ou segundo grau, me avise, me escreva, me conte sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário