sábado, 17 de agosto de 2013

Enfermeira instrumentadora e a necessidade de apoio sindical ao doente no SAS

Tempos atrás precisei de uma cirúrgia. Após autorização do responsável pelo SAS na cidade, corri atrás da realização dos exames necessários antes da operação. O Hospital me pediu que comprasse um equipamento para os procedimentos médicos. Telefonei para o SAS em Curitiba e confirmaram: o SAS não pagava, era por minha conta. Paguei no hospital e me foi fornecido um recibo.
Chegando o dia da cirurgia fiquei no hospital, aproximadamente, seis horas. Meu amigo Alexander da Silva Machado permaneceu comigo enquanto necessário. Fui para o centro cirúrgico (às 17 horas). No mesmo dia um colega de quarto fora operado e regressara. A esposa permanecia junto. Eis que uma enfermeira, apresentando-se como "instrumentadora" veio cobrar o casal dos serviços prestados na cirúrgia. Sem qualquer reação, a esposa do paciente pagou e pediu um recibo para desconto no imposto de renda. A instrumentadora se perdeu toda e aconselhou que procurasse um recibo no consultório do médico, outro dia. Dormi.
Quando acordei, no dia seguinte, uma senhora estava à beira da cama. Me cumprimentou e desejou muito que "Nossa Senhora" me cuidasse. Eu ainda sentia muitas dores e gostaria de continuar dormindo. Então, depois de tanto zelo religioso, a senhora se apresentou como a enfermeira instrumentadora e queria receber seus honorários. Eu não tinha dinheiro ali, graças a Deus. Ela me pediu certeza de não possuir dinheiro na pasta que carregava com livros que levei para o hospital. Não teve jeito, a enfermeira ficou sem dinheiro, mas me pediu telefone do serviço e da casa. Foi um inferno. A mulher me ligava mais de 5 vezes por dia, em casa e no serviço. Propôs uma parcelamento, pediu para deixar as parcelas numa empresa de seu parente. Mandei e-mails para o SAS em Curitiba e para a Assembléia Legislativa do PR, o que apavarou a turma do SAS em Curitiba. Então, um médico, se apresentando como Diretor do SAS na cidade, me telefonou dizendo que ficasse tranquilo, não mais seria importunado pela instrumentadora, pois o valor do serviço, fora incluido no valor da cirurgia cobrado do SAS-PR.
Lembre-se disto: os serviços da instrumentadora, no SAS-PR, são pagos pelo Governo. Se precisar de uma cirúrgia, vá com esta informação, obtenha detalhes no telefone do SAS-PR em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário