quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Questões para a futura reitoria da Universidade em 2013

1.  ASPECTO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE: Desbacharelização das licenciaturas - investir na construção de identidade formativa de professores nas licenciaturas. Incentivar o intercâmbio e a troca de experiências com educadores do país e do exterior, facilitando a participação de professores e acadêmicos em eventos destinados à formação docente, teoria e prática de ensino. Trazer a licenciatura para o porta de entrada das prioridades da universidade. Investir na construção e aperfeiçoamento de laboratórios de ensino, bibliotecas, teorias da educação, concursos específicos para as licenciaturas.

2. Projeto de implantação de cursos de Filosofia, Ciências Sociais e Psicologia na Universidade.

 
3. ASPECTO ADMINISTRATIVO: Ampliação do Conselho Universitário com a participação dos coordenadores de colegiados (graduação e pós) e dos chefes de departamento também, enquanto estas unidades (obsoletas) existirem.

3. Incentivar a escolarização dos servidores, no próprio local de trabalho ou fora, liberando os internos, durante o expediente. Trazendo os CEBEJAS para as unidades setoriais. Estabelecer política de aprimoramento dos funcionários, com mecanismos de substituição temporária, que não prejudiquem o andamento das unidades.

4. Extinguir os entraves burocráticos representados na existência onerosa e inútil dos "Setores de conhecimento" que apenas servem para desperdício de dinheiro, sem qualquer finalidade administrativa, o exagero das etapas e instâncias de trâmite de requisições, ofícios e protocolos. Que os Departamentos encaminhem pedidos virtuais, diretamente, à divisão apropriada sem o carimbaço.

5. Incentivar a pós-graduação nas áreas de formação ou profissional dos funcionários;

6. Valorização dos servidores, oportunizar salário digno, dificultando o consumismo, o individualismo, a endividação dos servidores. Estabelecer regras rigorosas, que vão além dos pareceres das "chefias imediatas" na autorização das horas-extras, priorizando a oferta de emprego a e a contratação de novos servidores; Como diz o professor pensador, oferecendo cursos e informação na área de educação financeira e mordomia aos servidores para que administrem com responsabilidade sua vida.

7. Proporcionar o funcionamento dos departamentos e colegiados em todos os períodos de atividades da universidade, com secretário e chefe (quem sabe, os colegiados, a semelhança dos colégios tenha que ter 1 coordenador e três vice-coordenadores);

8. Extinguir a Prefeitura do Campus e todas as instâncias de sua hierarquização e centralizar as atividades na Divisão de Serviços;

9. Investir em cursos de ética e moralização do serviço público. Enfrentar a cultura do "o que importa é ganhar".

10. O reitor participar, mensalmente, de alguma reunião nos setores de conhecimento, enquanto estes existirem;

11. Garantir espaço para os Centros Acadêmicos e para as empresas júniores;

12. Construção de um Museu de História Natural e um Herbário maior;

13. Moralizar o serviço público, não permitindo que horas-extras sejam mera compensação salarial, nem fantasia de folhas avulsas de frequência; Instituição de registro eletrônico do ponto para todos os servidores, sem distinção.

14. Auditar, locais onde existem dois ou mais funcionários quanto a real necessidade do local, em alguns locais, um leva o serviço todo enquanto o outro tem tempo para cuidar de sua vida particular; distruibuição correta do corpo funcional, pautado nos pareceres da comissão de recursos humanos.

15. Rodízio nas chefias de seções.

16. Cargos burocráticos onde técnicos podem exercer, não ocupar com professores.

17. Professores aposentados só retornam para sala de aula, jamais para ocupar cargos burocráticos.

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