quinta-feira, 11 de junho de 2015

Lições de greve no Paraná em 2015

 
Ontem, os funcionários ouviram preciosas informações a respeito do que seja o nosso valor ou desvalor por parte da sociedade ou do Estado neoliberal. Falaram as professoras Jeaneth Stefaniak e Hebe Gonçalves do Sinduepg.
O empenho do atual governo (Carlos Alberto Richa de Campos Salles - 2011-2018) é demonstrar a sociedade de que o serviço público é oneroso e vão para a sociedade. Por isso a criminalização do serviço público.
Em nosso caso a Universidade (conceito) é importante para as transformações sociais que a população precisa e deseja. Mas eu tenho algumas questões. Qual a concepção educacional que influenciou o Brasil ou algum tipo de escola oriunda  da UEPG? Que pesquisas na área de saúde implicou em melhorias nas condições de vida da população que realmente depende da saúde pública? Com que frequências nossos professores e alunos são convidados para expor revoluções no campo científico em outras instituições e países? Temos filósofo ou sociólogo tem sido marcante na interpretação da sociedade brasileira?
Nesse sentido é preocupante a tranquilidade com que nossos funcionários também se sentem honrados, peito estufado, com o mero cumprimento de serviços cartoriais, burocráticos, numa jornada de trabalho onde dispensa-se a reflexão, o sentido de universidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário