quinta-feira, 26 de junho de 2014

Exemplo que vem do pessoal da Saúde no Paraná

Sim! A greve valeu a pena!
O jornal Pressão Alta do mês de maio publicou as 26 alterações que a brava gente julgou prioritárias para o novo plano de carreira proposto pelo governo. Nem todas as mudanças foram acatadas, mas o resultado dessa negociação nos dá a certeza de que é preciso seguir na luta.

Trocando em miúdos, conseguimos emplacar mudanças significativas no QPSS - Quadro Próprio dos Servidores da Saúde. A transposição do QPPE para o QPPS vai gerar ganhos salariais aos servidores que podem chegar a 27,3% no caso dos agentes de execução. Isso é o que aponta um estudo do Dieese sobre a última versão do QPSS enviado pela Seap - Secretaria de Administração e Previdência.

Com a nova proposta do QPSS, boa parte dos servidores terá reajuste salarial acima da inflação. Para se ter uma ideia, o salário dos servidores agentes de apoio, que teriam ganho de 13,78% na primeira proposta, com as alterações dos trabalhadores vai chegar a 20,93%. Leia aqui (http://files3.dohms.com.br/sites_columbia/files/sindsaúde/1/comparapccv_qpss.pdf) o levantamento de aumentos das duas propostas do governo.

Esse aumento no salário dos servidores da saúde só foi possível graças ao aumento do internível para todos os cargos de 4,5% para 5%. Anteriormente, só os agentes profissionais haviam sido contemplados com o valor maior.

Falando em agentes profissionais, o final da tabela para esses servidores será reajustado para que a última referência - 9 - da tabela do quadro próprio - seja maior do que a referência 12 do QPPE.

Mais vitórias - Nossa pressão permitiu outros itens fossem incluídos no QPPS. São eles:

- Inclusão da progressão por merecimento após o estágio probatório

- Previsão de reajuste anual para a GAS

- Inclusão da GAS no cálculo do adicional noturno

- Utilização no QPSS do tempo de serviço não utilizado no QPPE no que diz respeito a evolução das carreiras

Em frente - Isto tudo só está acontecendo porque fizemos greve, porque botamos pra quebrar e desafiamos a gestão. Mas ainda temos outras emendas a fazer no QPSS. A luta agora será na Assembleia Legislativa. Temos de pressionar cada deputado a votar a favor das emendas que serão propostas pelos trabalhadores.

Sua participação já fez a diferença, mas pode fazer ainda mais!

Vamos juntos garantir um Plano de Carreira que se traduza melhores condições de vida!
www.sindsaudepr.org.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário